A realização das diversas atividades do meu dia-a-dia somente se tornam possível, graças a um complexo sistema de comunicação, que são as mídias.
Desde que despertei pela manhã, até o dormir convivo com a tecnologia. E são muitas. Hoje por exemplo já usei, entre outras, o celular, o fogão, a geladeira, o chuveiro, o carro, o computador, o micro-ondas, etc. Algumas tecnologias mais antigas, que às vezes nem parecem ser tecnologia, e outras mais atuais. Mas que estão aí, nos ajudando a viver melhor. Podemos dizer que as novas mídias são computadores multimídia, CD – ROMS, discos laser, bancos de dados portáteis, telefones e satélites de transmissão direta de televisão, entre outros.
Quanto as mídias interativas, atualmente exercem grande influência em nossas vidas, pois, sem elas, tornou-se quase impossível a realização de tarefas diárias, o que tem influenciado o nosso modo de vida através de novas e necessárias formas de se comunicar.
Podemos dizer então, que vivemos vivemos a tecnologia e as novas mídias em nossas atividades diárias, e que estas se tornam necessárias no mundo atual.
Assim, vivemos numa sociedade informatizada. Não podemos negar o contato com a tecnologia.
As novas tecnologias podem ser usadas na escola de diferentes maneiras, podendo trazer soluções mais eficazes em projetos que envolvem a participação ativa dos alunos. O fundamental nesses projetos é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para chegar até as informações que são úteis, desenvolvendo a criatividade e senso crítico.
É na escola que temos um espaço privilegiado de elaboração de projetos, construindo conhecimento, de intervenção social e de vida. Um lugar de experimentar situações desafiadoras do presente e do futuro, reais e imaginárias.
Mas, para o desenvolvimento integral da criança é preciso ter a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem.
E, é nesses espaços que as tecnologias contribuem para a obtenção de informações e conhecimentos. Por isso, quanto mais tecnologias avançadas, mais se precisa de pessoas evoluídas, competentes, éticas e envolvidas, pois são muitas as informações, visões e novidades.
Na nossa escola, a partir do momento que disponibilizamos o uso do computador no ATE, ele é um recurso bastante presente nas situações de aprendizagem das quais participam nossos alunos e professores. Ele só tem se mostrado difícil e nem sempre bem aceito por aqueles professores poucos familiarizados com a questão tecnológica.
Isso é evidente que o profissional que não domina as tecnologias existentes tende a rejeitá-las e não coloca à disposição dos seus alunos para a construção coletiva de significados e sentidos no âmbito de seu contexto.
Entretanto, como articuladoras das TICs precisamos incentivar os profissionais que já interiorizaram as tecnologia em sua prática pedagógica e principalmente aqueles que ainda apresentam resistência para que busquem o aperfeiçoamento e comecem a usá-lo, pois o aluno tem direito de usufruir dessa tecnologia.
Enfim, com a incorporação das mídias nas atividades da nossa escola tornou-se utilizáveis os recursos tecnológicos. Isto significa que registramos, organizamos, recuperamos e atualizamos as informações, produzindo estratégias de comunicação e participação, estabelecendo novas relações conosco mesmo, com o mundo e com o saber.
Edilene Maria Beckauser
Desde que despertei pela manhã, até o dormir convivo com a tecnologia. E são muitas. Hoje por exemplo já usei, entre outras, o celular, o fogão, a geladeira, o chuveiro, o carro, o computador, o micro-ondas, etc. Algumas tecnologias mais antigas, que às vezes nem parecem ser tecnologia, e outras mais atuais. Mas que estão aí, nos ajudando a viver melhor. Podemos dizer que as novas mídias são computadores multimídia, CD – ROMS, discos laser, bancos de dados portáteis, telefones e satélites de transmissão direta de televisão, entre outros.
Quanto as mídias interativas, atualmente exercem grande influência em nossas vidas, pois, sem elas, tornou-se quase impossível a realização de tarefas diárias, o que tem influenciado o nosso modo de vida através de novas e necessárias formas de se comunicar.
Podemos dizer então, que vivemos vivemos a tecnologia e as novas mídias em nossas atividades diárias, e que estas se tornam necessárias no mundo atual.
Assim, vivemos numa sociedade informatizada. Não podemos negar o contato com a tecnologia.
As novas tecnologias podem ser usadas na escola de diferentes maneiras, podendo trazer soluções mais eficazes em projetos que envolvem a participação ativa dos alunos. O fundamental nesses projetos é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para chegar até as informações que são úteis, desenvolvendo a criatividade e senso crítico.
É na escola que temos um espaço privilegiado de elaboração de projetos, construindo conhecimento, de intervenção social e de vida. Um lugar de experimentar situações desafiadoras do presente e do futuro, reais e imaginárias.
Mas, para o desenvolvimento integral da criança é preciso ter a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem.
E, é nesses espaços que as tecnologias contribuem para a obtenção de informações e conhecimentos. Por isso, quanto mais tecnologias avançadas, mais se precisa de pessoas evoluídas, competentes, éticas e envolvidas, pois são muitas as informações, visões e novidades.
Na nossa escola, a partir do momento que disponibilizamos o uso do computador no ATE, ele é um recurso bastante presente nas situações de aprendizagem das quais participam nossos alunos e professores. Ele só tem se mostrado difícil e nem sempre bem aceito por aqueles professores poucos familiarizados com a questão tecnológica.
Isso é evidente que o profissional que não domina as tecnologias existentes tende a rejeitá-las e não coloca à disposição dos seus alunos para a construção coletiva de significados e sentidos no âmbito de seu contexto.
Entretanto, como articuladoras das TICs precisamos incentivar os profissionais que já interiorizaram as tecnologia em sua prática pedagógica e principalmente aqueles que ainda apresentam resistência para que busquem o aperfeiçoamento e comecem a usá-lo, pois o aluno tem direito de usufruir dessa tecnologia.
Enfim, com a incorporação das mídias nas atividades da nossa escola tornou-se utilizáveis os recursos tecnológicos. Isto significa que registramos, organizamos, recuperamos e atualizamos as informações, produzindo estratégias de comunicação e participação, estabelecendo novas relações conosco mesmo, com o mundo e com o saber.
Edilene Maria Beckauser
Nenhum comentário:
Postar um comentário